Castração de gatos | Conheça a importância da castração em felinos

Se você se interessa por castração de gatos e pelo mundo dos pets, sabe que a castração é um dos métodos mais recomendados pelos veterinários por causa de seus muitos benefícios! Por exemplo, apesar de amplamente divulgado, ainda levanta suspeitas sobre problemas comportamentais.

Você sabe quanto tempo depois de castrado, o gato fica mais calmo? A mudança de personalidade realmente acontece?

gato castrado

Para responder essas e outras dúvidas sobre o assunto, consultamos veterinários!

Continue lendo para saber por quanto tempo acalmar sua gata após a esterilização.

A mudança de personalidade após a castração gatos é real?

Além de prevenir doenças e evitar fugas, acredita-se que a castração altere a personalidade de um felino. Como fica um gato depois de castrado? A resposta a esta pergunta é uma veterinária, Dra. Louise Veiga.

“A castração de gatos promove algumas mudanças de comportamento, como menos marcação territorial e agressividade (no caso de animais tímidos). Os animais de estimação também ficam mais calmos”, disse.

Dito isso, se você tem um gatinho com problemas comportamentais, a castração de gatos pode ajudar na adaptação – esse é apenas um dos benefícios da cirurgia!

Quanto tempo depois de castrado, o gato fica mais calmo?

Como vimos, a castração de gatos realmente os deixam mais calmos após a castração. Mas quanto tempo leva para um gato castrado se acalmar? Doutorado. Louise explicou que existe um período de adaptação após a cirurgia.

castração de gatos

“Após os primeiros três meses da cirurgia, os gatos machos ainda podem ter hormônios circulantes e exibir comportamento de acasalamento”, comentou.

Dito isto, as mudanças comportamentais podem levar semanas para ocorrer.

O que acontece depois que um gato é castrado? Após esse período, seu bebê de quatro patas não ficará completamente à vontade.

Cada bichinho tem sua personalidade, por isso, em alguns casos, o peludo peludo ainda pode ficar agitado mesmo após a cirurgia.

É importante entender quando os animais de estimação têm problemas de comportamento e tomar medidas para evitar o estresse – gatinhos e familiares!

Outras maneiras de acalmar seu pet

Se já se passaram três ou quatro meses desde a operação, e você ainda está pesquisando “quanto tempo depois de castrar o gato fica mais calmo”, você pode ter um bichinho irritável em casa!

Nesses casos, você terá que buscar outras formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu gato castrado e mitigar alguns dos danos aos móveis da casa. Doutor. O veterinário, Dr. Italo Oliveira, dá algumas dicas para tranquilizar os gatinhos.

  • Pequenas brincadeiras: São a melhor forma de incentivar seu pet a usar a energia da forma correta! Como os felinos são ótimos caçadores, para brincar com seus filhotes, o ideal é simular presas pequenas;
  • Enriquecimento do ambiente: Como vimos, os gatos precisam de estímulos para gastar energia. Afinal, eles são verdadeiros caçadores. É por esta razão que a instalação de acessórios como plataformas, postes e tocas são indicadas para animais peludos.
  • Catnip: O famosa erva ou como é mais conhecida “erva-dos-gatos” também é uma ótima opção para os donos de animais de estimação. Catnip não afeta todos os gatos, e mesmo que gatos fofos respondam, nem sempre vai bem. Alguns animais de estimação ficam muito animados quando brincam com acessórios de catnip. No entanto, é um recurso natural sem contra-indicações e certamente vale o risco;
  • Feromônios: Você já reparou como os gatos tem o comportamento de se esfregam nos móveis, nas paredes e até nos donos? É uma forma de marcar território! Os gatos têm narinas bastante sensíveis e inúmeras vezes são esfregados pela casa para se sentirem mais seguros. Os feromônios são substâncias que imitam esse odor, que é muito agradável para os gatos.

As dicas acima podem a princípio parecer simples, mas vão te ajudar a se sentir à vontade!

Se mesmo após seguir este guia, você ainda não obter sucesso em conseguir acalmar seu gato, é recomendável que você procure um veterinário especializado em comportamento.

Ele vai chegar à raiz do problema e deixar seu pet mais calmo.

A castração de gatos leva quanto de tempo de recuperação e outras dúvidas

Além de saber quanto tempo após a castração seu gato ficará mais tranquilo, é importante entender outros procedimentos pós-operatórios. Como a operação é muito simples, em pouco tempo seu gatinho estará brincando!

No entanto, para tirar todas as dúvidas, a Dra. Louise explicou detalhes sobre o tempo de recuperação e outras questões para gatos castrados. Verificação de saída!

Qual é o tempo de recuperação?

Depende do sexo, pois a cirurgia é mais simples para gatos machos. Geralmente, após três ou quatro dias, o gato se recupera totalmente.

Gato castrado tem vontade de cruzar?

Conforme explicado pelo Dr. Louise, os hormônios ainda podem estar circulando nos genitais por três meses após a cirurgia. Após esse período, ele não deve mais apresentar nenhum comportamento de cruzamento. Se isso acontecer, consulte um veterinário.

Castrei meu gato, mas ele continua saindo. Por que? 

Se o gato ainda sair de casa três meses após a cirurgia, isso pode ser um fator comportamental. Tente evitar fugir e incentive o jogo em casa. Procure um veterinário se o animal ainda estiver fugindo.

Gato castrado pode comer ração normal? 

gato castrado

Devido às mudanças no comportamento do gato após a castração, é ideal estar bem nutrido.

Por esta razão, as rações são fornecidas apenas para gatos castrados, pois eles têm menos atividade física em mente.

Isso pode evitar o ganho de peso e, assim, evitar problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.