Como cuidar do seu cachorro no calor3
Como cuidar do seu cachorro no calor
Com o aumento das temperaturas no verão, é importante garantir que seu amigo peludo seja bem cuidado. Os cachorros podem ser propensos à exaustão pelo calor, desidratação e outras doenças relacionadas ao calor, por isso é importante saber como mantê-los frescos e confortáveis durante o tempo quente.
Aqui vão algumas dicas de como cuidar do seu cachorro no calor:
Forneça muita água
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu cachorro durante o tempo quente é garantir que ele tenha acesso a bastante água limpa e fresca. Mantenha várias tigelas de água em casa e no quintal e certifique-se de enchê-las regularmente.
Você também pode adicionar cubos de gelo à água para ajudar a mantê-la fresca.
Limite a atividade ao ar livre
Embora seja importante que os cachorro façam exercícios, também é importante evitar atividades excessivamente extenuantes durante as partes mais quentes do dia. Tente agendar caminhadas e brincadeiras para o início da manhã ou tarde da noite, quando as temperaturas são mais baixas.
Se o seu cachorro precisar ficar do lado de fora durante o calor do dia, certifique-se de que ele tenha acesso à sombra e muita água.
Mantenha-os frescos
Os cachorros não conseguem regular a temperatura corporal tão bem quanto os humanos, por isso é importante ajudá-los a se refrescar. Você pode fazer isso fornecendo uma área fresca e sombreada para eles relaxarem ou usando uma almofada ou tapete de resfriamento.
Você também pode usar um ventilador ou ar condicionado para ajudar a manter a temperatura baixa.
Evite superfícies quentes

Pavimento, concreto e outras superfícies podem ficar extremamente quentes ao sol e podem queimar as patas do seu cachorro. Tente manter seu cão em áreas gramadas ou use botas para proteger seus pés se precisar estar em superfícies quentes.
Fique atento aos sinais de exaustão pelo calor
É importante conhecer os sinais de exaustão pelo calor em cachorros para que você possa agir rapidamente. Os sintomas podem incluir respiração ofegante excessiva, baba, vômito, diarreia, letargia e perda de coordenação.
Se notar algum destes sintomas, leve o seu cachorro para um local fresco e ofereça-lhe água. Se os sintomas não melhorarem ou parecerem estar em perigo, procure atendimento veterinário imediatamente.
Conclusão
Se não sabe como cuidar do seu cachorro no calor durante o tempo quente pode exigir um pouco de esforço extra, mas é importante mantê-lo seguro e confortável. Com essas dicas, você pode ajudar a garantir que seu amigo peludo permaneça saudável e feliz durante todo o verão.