Como ensinar um cachorro velho a fazer xixi no lugar certo

Como ensinar um cachorro velho a fazer xixi no lugar certo

“Tenho um cachorro velho e quero ensinar meu animal de estimação a urinar e fazer cocô nos lugares certos.”

Esta é uma expressão que os treinadores de cães costumam ouvir falar, mas em muitos casos não faz sentido. Mas, afinal, como ensinar um cachorro velho a fazer xixi no lugar certo?

De fato, o melhor momento para educar um cão é durante a infância. No entanto, a premissa de que os cães perdem a capacidade de aprender com a idade não é verdadeira.

Isso porque todo cão, independentemente da idade, pode aprender coisas novas.

No entanto, alguns problemas comuns em idosos, principalmente problemas cognitivos, fazem com que os cães esqueçam alguns ensinamentos.

Se você quer ensinar um cachorro mais velho a fazer xixi no lugar certo, saiba que é possível, mas é preciso muito trabalho, paciência e dedicação!

xixi de cachorro

No entanto, alguns problemas comuns em idosos, principalmente problemas cognitivos, fazem com que os cães esqueçam alguns ensinamentos.

Se você quer ensinar um cachorro mais velho a fazer xixi no lugar certo, saiba que é possível, mas é preciso muito trabalho, paciência e dedicação!

Conheça as limitações do seu cachorro velho

Antes de ensinar seu cão mais velho a urinar e fazer cocô nos lugares certos, você deve entender suas limitações.

Como explicamos anteriormente, existem várias razões pelas quais seu cão sênior pode precisar ir ao lugar errado, incluindo:

alzheimer canino
  • Distúrbio cognitiva (conhecida como “Alzheimer canino”)
  • Inflamação do trato urinário
  • Cansaço do dia a dia

A partir disso, a melhor forma de criar animais de estimação já pode ser compreendida.

Por exemplo, se o seu cão tem deficiência cognitiva, você pode colocar alguns tapetes higiênicos pela casa para aumentar as chances de ele não se sujar.

Agora, no caso de uma infecção do trato urinário, que muitas vezes é confundida com problemas comportamentais, é necessário consultar um veterinário, que pode até recomendar o uso de fraldas.

Como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo passo a passo

A primeira coisa a saber é que ensinar um cão adulto ou idoso a fazer xixi no lugar certo não faz muita diferença.

Isso ocorre porque o reforço positivo e a paciência são fundamentos educacionais para cães de todas as idades.

Aqui estão algumas dicas sobre como ensinar um cão mais velho a fazer xixi no lugar certo.

A seguir, veja algumas dicas de como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo.

  • Escolha um local (de preferência longe de onde ele come!)
    É importante que você deixe claro para o seu animal de estimação qual área ele deve usar como banheiro, pois isso facilitará que ele adquira o hábito de sempre ir lá quando quiser urinar.
  • Mantenha seu local organizado
    Se você quer ensinar um cachorro velho a fazer xixi no lugar certo, o lugar tem que ser limpo e arrumado, afinal nenhum bichinho gosta de sujeira!
  • Traga o cão para o local selecionado na hora certa
    Os cães geralmente resolvem por conta própria depois de acordar, beber, comer e se exercitar. Então, você deve levá-lo para aquele local imediatamente após essas atividades.
  • Estabeleça uma hábito
    Sim, seu cão também deve ter uma rotina, o que torna mais fácil para ele aprender onde relaxar. Você pode definir horários de refeição e caminhada para “prever” quando ele quer ir ao banheiro.
  • Dê recompensas ao seu Animal de estimação
    Toda vez que seu cão urinar ou cocô no lugar certo, recompense-o imediatamente, seja uma guloseima, brincadeira ou carinho.
  • Nunca dê bronca ou puna seu cão
    Basicamente, punir um cachorro, além de não trazer resultados, pode abalar seu relacionamento com ele. Em outras palavras, ele não aprenderá e ainda poderá apresentar problemas comportamentais.

Quanto tempo leva para um cachorro velho aprender a fazer as necessidades no lugar certo?

cão

Em princípio, não há hora certa para um cachorro aprender a fazer xixi no lugar certo.

Dessa forma, o treinamento deve ser consistente para que o pet absorva o que tem que ser feito.

Dicas de produtos que ajudam um cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo

Eles não são uma necessidade, mas esses produtos podem ajudar muitas pessoas que estão tentando ensinar um cão mais velho a relaxar no lugar certo.

Comece pelos tapetes sanitários: além de bons para delimitar espaços, alguns tapetes, como o Super Secão Citrus ou o Me.Au Pet, possuem apelo canino natural que auxilia no aprendizado.

Treinadores de higiene, como o Coveli Pipi Dog, também são muito úteis: basta colocar algumas gotas no assento do vaso sanitário ou em um local escolhido, e o cheiro do produto incentivará o cão a ir até lá.

Quando consultar um profissional?

Se mesmo seguindo essas dicas e usando esses produtos, seu cão mais velho ainda estiver com dificuldades, o melhor é consultar um veterinário, pois ele pode ter problemas urinários, por exemplo.

Se as complicações não forem detectadas, você pode procurar a ajuda de um treinador ou veterinário comportamental para determinar a origem do problema e ajudar seu animal de estimação da melhor maneira possível.

Lembre-se: Infelizmente, os cães mais velhos podem esquecer como usar um local previamente escolhido devido à idade.

Desta forma, o correto é se adaptar às limitações do seu animal de estimação. Afinal, ele faz parte da família e merece toda a sua atenção e amor!

Depois de aprender como ensinar cachorro velho a fazer xixi no lugar certo, visite o blog da RoyalPets para mais dicas de educação canina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.