Entenda como adestrar cachorro filhote?

Deixe-me adivinhar: você acabou de adotar um cachorrinho e não sabe Como adestrar cachorro filhote? Você fez certo? Então você precisa correr, porque as primeiras semanas de vida são o momento perfeito para ensinar bons hábitos ao seu pet.

cachorro filhote

Antes de entrarmos no assunto, saiba que treinamento e educação são semelhantes, mas diferentes.

Enquanto o treinamento do cão é mais sobre condicionamento e visa apenas obedecer comandos com eficiência, a educação ensina ao animal alguns comandos, no entanto, ele é livre para tomar suas próprias decisões.

Para te ensinar e dar dicas de como treinar um cachorrinho passo a passo, conversamos com Dante Camacho, adestrador e educador de cães há mais de 20 anos, competidor internacional de agilidade e treinador de freestyle (Dancing With Dogs)).

Com que idade devo começar a adestrar cachorro?

Segundo Dante Camacho, a melhor idade para iniciar o adestramento canino é o mais cedo possível! Dito isto, uma vez que seu filhote entra em sua casa, você deve ter dado o primeiro passo, pois todas as novas experiências serão absorvidas como novas regras.

“O filhote pode e precisa ser educado desde cedo sobre onde comer, onde relaxar, como brincar, etc. Comandos como ‘vem’ podem ser ensinados em casa durante as brincadeiras e alimentação, por exemplo”, enfatiza o treinador.

De acordo com Dante, assim como as crianças, os cães jovens têm menor capacidade de concentração e exigem muito descanso e sono. Portanto, você não deve pedir ou esperar que os filhotes se comportem como adultos.

Entretanto, é necessário ter cautela: “Cães recém-adotados podem levar dias ou até mesmo semanas para se adaptarem ao novo lar. Assim sendo, inicie fazendo com que ele se sinta seguro e, em seguida, introduza gradualmente um treinamento bem básico de comandos e técnicas simples para se divertir”, enfatizou.

Quanto tempo é necessário para adestrar um cachorro?

Como explicou Dante Camacho, não existe uma hora exata para o treino porque cada cão é único e tem características próprias. No entanto, de acordo com os treinadores, os comandos básicos (sentar, deitar, rolar, patas etc.) são aprendidos mais rapidamente pelos pets.

“Entretanto, o adestramento exige que o cachorro filhote pratique suas novas habilidades em um ambiente diferente do anterior todos os dias para que ele possa realmente responder quando você pedir”, diz Dante.

Reforço positivo: o que é?

O reforço positivo nada mais é do que parabenizar o cão dando-lhe algo que ele gosta, como uma guloseima, brinquedo, carinho ou comida, imediatamente após ele exibir um comportamento satisfatório.

Por exemplo, quando você está treinando e seu cão lhe dá uma pata, você deve recompensá-lo com um reforço positivo.

cão filhote

O reforço positivo é fundamental para o treinamento do cão, disse Dante.

“O reforço permitirá que o cão se lembre dessa experiência e volte a repetir o comportamento produtor de recompensa. Durante o treinamento, devemos observar e encorajar o cão a fazer o que queremos para que possamos reforçá-lo. Isso é ensinar o cão a fazer o que nós quer. A maneira mais rápida de fazer as coisas  espontaneamente”, disse ele.

Como adestrar cachorro filhote?

A seguir, confira as sete dicas de Dante Camacho sobre como treinar um cachorrinho

  1. Promova um ambiente onde é mais fácil fazer a coisa certa do que fazer a coisa errada.
  2. Crie hábitos de dieta, atividade e descanso desde cedo. Como resultado, seu filhote aprenderá em um dia que não há problema em brincar, ficar sozinho, treinar ou descansar.
  3. Lembre-se, seu filhote está sempre aprendendo e ele precisa que você entenda o mundo.
  4. Sempre se assume que o aprendizado de um filhote provavelmente será replicado em sua vida adulta. Portanto, escolha sabiamente o que você permite hoje para que eles não entrem em conflito com o que você permite amanhã.
  5. Apresente ao seu cachorro a vida que pretende viver com ele, apresentando-lhe novos sons, cheiros, lugares, pessoas e outros animais de estimação.
  6. Ensine seu filhote a brincar com você antes de pensar em controlá-lo ou torná-lo obediente. Construir uma relação de confiança é importante, e brincar é uma das maneiras mais eficazes de fazer isso, além de ajudar o cão a entender as regras básicas da interação.
  7. Tenha sempre à mão brinquedos, substitutos de ossos e roedores, bem como água e o ambiente que o seu cachorro tem para fazer negócios.

Como adestrar cachorro filhote para fazer necessidades no lugar certo?

Agora, de acordo com Dante, aqui estão seis dicas para ensinar seu cão a relaxar nos lugares certos:

  1. hora de comer. Isso tornará mais fácil prever quando o filhote entrará em remissão por conta própria.
  2. Sempre escolha alimentos e lanches de alta qualidade e facilmente digeríveis. Seu cachorro vai fazer cocô menos se a comida for melhor.
  3. Quando o filhote não é supervisionado, deve ser confinado a um ambiente onde possa ter tudo o que precisa para o conforto (cama, água, brinquedos e uma área onde possa relaxar). Lembre-se: deixar seu filhote relaxar em casa, além dos perigos, é a maneira mais rápida de fazê-lo aprender as coisas erradas.
  4. Quando estiverem juntos, lembre-se de levar seu filhote a lugares onde ele precise fazer xixi com frequência. Isso aumentará suas chances de sair na posição certa.
  5. Sempre que você vir seu filhote urinando no lugar certo, espere ele terminar, depois use o reforço positivo!
  6. Nunca corrija um filhote por urinar no lugar errado, porque isso seria como repreender um bebê por fazer xixi na roupa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.